Oii gente, tudo bem??
Ontem recebi um e-mail de UM leitor dizendo que meu “OI” deveria ser mais abrangente, pois ele é menino e também lê o blog. Fiquei muuuito feliz em saber que tem homens aqui! Então a partir de hoje não será mais “oi meninas”… hehehehe

Hoje vamos falar de marca, branding…
Sempre vejo as pessoas falando que fazem “branding”. Às vezes usam a palavra no sentido certo e muitas vezes usam errado, então vamos lá!

O que é Branding?
Branding é um conjunto de ações que uma empresa faz para que sua marca chegue ao entendimento do consumidor corretamente e de forma positiva. O branding trabalha o processo de criação de uma marca e o planejamento estratégico de ações para atingir o público alvo de maneira eficiente e sutil.

A origem da nomenclatura
A palavra “marca” vem do verbo marcar e o termo inglês “brand” vem do francês brandon que significa ferro para marcar o gado. Ainda hoje os gados são marcados para determinar a quem pertence o gado. Assim, os melhores criadores tinham valor mais competitivo em relação aos outros. Um simples resumo de onde surgiu e fazendo uma analogia ao presente, é exatamente isso o que acontece com as marcas que tem um branding eficaz.

Como identificar se você está fazendo branding?
Falando sobre seu público, existem alguns fatores no qual a empresa precisar ficar atenta.
Listei alguns que são fundamentais para a avaliação de um branding:

Relevância: Sua marca precisa ser relevante para seu público, trazer mudança e mostrar porque ela existe. Exemplo: Na minha empresa Letícia Sarabia Acessórios, o diferencial é ter conforto aliado ao design exclusivo.

Presença: Ela precisa estar presente e disponível para seus clientes no momento certo. Exemplo: Eu tenho 2 lojas físicas, uma em Foz do Iguaçu e outra em São Paulo, que são os lugares onde mais tenho procura. Tenho um site, onde você pode encontrar todas as peças e a marca tem mais de 500 pontos de vendas espalhados pelo mundo.

Diferenciação: Ela precisa se destacar da concorrência. Exemplo: Nós temos um baixíssimo índice de rejeição, pois prezo veemente pela satisfação do meu cliente. Ele é minha maior inspiração! Nossas peças são feitas com muito amor… Cada colaborador meu, sabe que quando faz uma peça LS está fazendo para alegrar o coração do cliente, porque para cada ocasião especial existe um LS especial.

É isso, gente! Entendam que o que escrevo aqui é o que eu entendo sobre. Não sou professora, sou apenas uma empresária que quer transmitir para vocês um pouco do meu mundo. Espero que tenha sido clara com as palavras e com os exemplos.
Existem vários cursos bons na internet sobre Branding, vale sempre a pena pesquisar e fazer.

Beijos, beijos…