Uma alimentação equilibrada pode proporcionar benefícios para o corpo e também para sua mente.
Há muitos estudos científicos evidenciando que a alimentação pode afetar não apenas nossa saúde física, mas também nossa saúde mental e bem-estar. Se você está se sentindo cansada, desmotivada, se irrita facilmente ou tem problemas digestivos, é hora de prestar mais atenção em sua alimentação.
O papel dos ácidos ômega-3 e aminoácidos
Os pesquisadores descobriram uma ligação entre depressão e deficiências em determinados nutrientes. Uma categoria de nutrientes que afeta a saúde mental são os ácidos graxos ômega-3 . Esses ácidos desempenham um papel no funcionamento da serotonina e dopamina, essenciais para o humor e a saúde mental. Consequentemente, uma extrema deficiência de DHA (o principal ômega) está associada a distúrbios como depressão, TDAH, transtorno bipolar, dislexia e esquizofrenia. Espante esses problemas comendo salmão, nozes, chia e linhaça.
Vitamina D
Nossos níveis de vitamina D afetam nossos níveis de serotonina, que por sua vez afetam o humor. Portanto, foi demonstrado que o aumento de vitamina D alivia a depressão. A luz solar é a melhor fonte natural de vitamina D, mas como passamos cada vez mais tempo em ambientes fechados, obtemos cada vez menos esse nutriente importante. Os médicos recomendam entre 10 e 20 minutos ao ar livre diariamente, sem protetor solar, a fim de colher os benefícios da luz natural.
Açúcar e o cérebro
Os cientistas agora apontam o consumo de açúcar como uma das maiores ameaças à saúde humana, e isso inclui a saúde mental. Açúcar e aditivos de açúcar têm sido associados à depressão , comportamento viciante , ansiedade , perda de memória e capacidade cognitiva. Evite ao máximo adicionar açúcar à bebidas e restrinja o consumo de guloseimas doces. Depois de alguns dias já será perceptível sinais de melhora na pele e no humor.
LEIA +
- Beleza: Os benefícios dos rolinhos de quartzo rosa e jade
- Pele: Cuidados com rosto – o que os dermatologistas não fazem
- Maquiagem para noivas: o que você precisa saber para evitar desastres
O impacto do estresse na digestão
O estresse pode impedir que o corpo efetue a digestão e o uso de nutrientes, mesmo quando comems alimentos saudáveis e nutritivos. Comer na mesa de trabalho, em frente ao computador ou verificando o feed das redes sociais também é prejudicial para a digestão. Veja quais pontos de estresse podem ser amenizados, faça yoga, meditação e exercite-se com frequência para diminuir a ansiedade. Além disso, tenha sempre em mente que o momento da refeição deve ser levado a sério. Desconecte-se, mastigue devagar, aprecie os alimentos com calma e viva mais feliz.
Saúde em primeiro lugar.
Beijos.
Aproveite sem moderação!
Você gosta de nossas dicas? Então assine nosso Club LS e receba conteúdos exclusivos.