Pensando em ampliar os horizontes através de um curso superior? Confira 10 dicas de cursos de graduação.

1 – Design de Games

A designer de games cria e desenvolve jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogame. Além de jogos recreativos, essa profissional constrói games que tenham um propósito, como os usados em cursos de educação à distância ou em atividades internas de uma empresa.

2 – Gestão Ambiental

A bacharel desta área entende da relação entre o homem e o meio ambiente. Sua função principal é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade. A gestora ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente.

3 – Informática Biomédica

A Informática Biomédica é a área que cuida do desenvolvimento de softwares e equipamentos eletrônicos empregados nas áreas biológica e médica. A bacharel em Informática Biomédica cria softwares que otimizam as tarefas em hospitais, clínicas, centros de saúde, laboratórios de análise clínica e núcleos de pesquisa. Ela também pode trabalhar na indústria em parceria com outros profissionais, como engenheiros, no desenvolvimento e manutenção de equipamentos e sistemas de imagem usados na Medicina.

4 – Relações Internacionais

A internacionalização da economia amplia o campo de atuação dessa graduação. A bacharel em Relações Internacionais pode trabalhar em ministérios, embaixadas, ONGs, prefeituras, governo estadual e empresas privadas. Além disso, a profissional dessa área analisa o cenário mundial, investiga mercados, risco de conflitos e a situação política das nações, avalia as possibilidades de negócios, parcerias e cooperação internacional e aconselha investimentos e projetos no exterior. Domínio de idiomas, além do inglês, é fundamental para o bom exercício da profissão.

5 – Energia e Sustentabilidade

Ao longo da graduação, a aluna tem contato com as diferentes fontes energéticas renováveis e não renováveis e aprende sobre produção, transporte, distribuição, otimização e uso final da energia. No fim do curso, a bacharel estará apta a identificar, avaliar e propor soluções sustentáveis para a aplicação dessas fontes energéticas e solucionar problemas que possam surgir relativos ao uso e suas consequências no meio ambiente.

6 – Gerontologia

É a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano com atenção às necessidades físicas, emocionais e sociais que surgem com a idade. Esta bacharel planeja e organiza projetos que visam ao bem-estar do idoso e à melhoria de sua qualidade de vida. Além de dimensionar os problemas, ela assiste pessoas da terceira idade, atuando também no combate ao preconceito e a atos considerados inapropriados de famílias e organizações assistenciais. Também é habilitada a trabalhar com grupos que necessitam de cuidados especiais, como as pessoas que apresentam problemas mentais e moradores de rua. A profissional de Gerontologia serve como elo entre os médicos especialistas em geriatria e os que atuam na atenção básica.

LEIA +

10 Brincos para você usar na formatura: Clássicos e Modernos

Inspiração para vestidos de formatura

ISLA: as bolsas em forma de jóias, conheça alguns modelos

7 – Biomedicina

Biomedicina é a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área de saúde, seja humana, animal ou das plantas. A biomédica identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga formas de tratamento. Na área médica, trabalha em hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde. Pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos. Nesse caso, seu local de trabalho são os laboratórios dos Institutos de Criminalística. Normalmente, atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

8 – Gestão em Saúde

Esta bacharel é uma administradora especializada em sistemas e serviços da área de saúde. Com conhecimento de ciências da saúde, economia e administração, ela trabalha tanto no setor público quanto no privado, na administração de clínicas, hospitais e ambulatórios, gerenciando recursos financeiros, materiais, humanos, logísticos e de informação. Seu campo de atuação se estende à coordenação dos serviços de saúde pública, como vigilância sanitária e saneamento básico, e elaboração de políticas públicas de saúde. Cabe a ela analisar a oferta e a demanda de serviços do ponto de vista demográfico, epidemiológico e institucional.

9 – Saúde Coletiva

A bacharel em Saúde Coletiva, também chamada de sanitarista, aplica técnicas e conhecimentos para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de certo grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ela dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde de órgãos públicos ou privados. Também pesquisa e propõe ações para controlar os malefícios causados por fatores ambientais, como a água imprópria ao uso e a poluição atmosférica, ou maus hábitos de vida, como tabagismo. A sanitarista faz auditorias e pesquisas e avalia as práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde. Pode atuar ainda nas áreas de educação, saúde, na vigilância sanitária e no terceiro setor.

10 – Ciência e Tecnologia

A bacharel em Ciência e Tecnologia possui formação em ciências exatas e nos princípios básicos das engenharias, da física e da matemática. Está habilitada para atuar como gestora, pesquisadora ou consultora em vários setores, como serviços, mercado financeiro, indústria ou empresas de tecnologia. Pode trabalhar também em organizações públicas e no terceiro setor. Outra opção é partir para o ensino, como professora de matemática, física ou química. Neste caso, é preciso fazer a complementação de estudos numa licenciatura. A denominação do curso varia conforme a universidade. Ele pode ter o nome de Ciências, Ciências Exatas ou Ciências Exatas e Tecnológicas.

Fonte: Guia do Estudante Abril

Aproveitem sem moderação!

Você gosta de nossas dicas? Então assine nosso Club LS e receba conteúdos exclusivos.

Siga no  Instagram  e no Facebook

 Shop Online