Oii meninas, tudo bem??

Bom, como falei para vocês no início do blog, vamos abordar vários assuntos aqui, inclusive business. E hoje vamos falar sobre fast fashion.

O que é, como funciona, compensa comprar?
O próprio nome já diz “moda rápida”, pois são lojas que seguem as tendências com um preço mais acessível. Alguns exemplos de fast fashion:

Foto: Reprodução/Google

Queridinha das fashionistas, a Zara monta sua imagem baseada em quatro princípios: beleza, clareza, funcionalidade e sustentabilidade. Simplicidade é a palavra de ordem em toda a loja. Porém, já esteve envolvida em muitos escândalos acerca do uso de mão–de–obra infantil.

Foto: Reprodução/Google

Outro exemplo é a tão amada e esperada FOREVER 21, que abriu suas portas no Brasil no dia 15 de março de 2014. A rede atende um público mais teen, de roupas com preços muito acessíveis (já achei regatas por R$ 8,90 e elas estão vivas até hoje, hehehe).

A grande diferença da fast fashion é a exclusividade (ou falta dela, já que não existe). Esse ramo não se importa muito com a quantidade de roupas iguais que estarão nas ruas. O preço é mais em conta, mas existem vários exemplares da mesma peça para vender. Diferente das lojas convencionais em que os donos escolhem criteriosamente as marcas e os modelos que colocarão nas araras.

Como elas conseguem ser tão rápidas nas coleções?
Bom, em média as trocas de coleções são feitas a cada 25 dias para garantir que as lojas sejam sempre ‘’rápidas’’, já que as coleções são menores do que geralmente os estilistas desenvolvem. Muitas vezes as reposições dos estoques são diárias, pois assim o estoque físico da loja fica menor.

Compensa comprar?
Valor/Durabilidade

Sou uma pessoa que compra muito de marcas que lançam tendência. Gosto desse modelo e admiro quem consegue juntar conforto, qualidade e moda numa roupa com durabilidade maior. Mas, também compro bastante em fast fashion itens de modinha que logo vão passar.

Minha dica é: Quando se tratar de fast fashion pagar no produto um preço mais em conta pelo tanto que você vai usar.  Então peças como calça jeans e camisas de seda são itens que talvez não compensem comprar nesses casos.

Espero que tenham gostado das dicas meninas…

Beijo, beijo!!